preloader
Agencia na Web
Blog Image

Juros em stablecoins

01 Jan 2023

A MakerDao é um dos principais protocolos de DEFI, emissor da stablecoin DAI, e tem, desde abril de 2023, feito uma migração de suas reservas de stablecoins para um token representativo de títulos públicos americanos, ou se preferirem um token de RWA (real world ativo). Isso tem impactado e muito o volume emitido de stablecoins, mais notadamente do USDC da Circle, sobre a qual, por sinal, recentemente vários horários na semana passada de que eles planejaram fazer um IPO no início de 2024. Mas como isso afeta o mercado de moedas derivadas? Rumaremos para o cenário que já descrevi aqui de apenas termos stablecoins que pagam juros implicitamente? Ou um cenário em que a relação entre stablecoins emitidas e transações delas só vai crescer?


Com aproximadamente 40% das reservas de DAI em USDC esse link (e risco) estava presente e, apesar de todos saberem, eram justificados pela maior estabilidade que isso dava ao DAI e assegurava que o protocolo se mantivesse solvente, parcialmentevel e funcionasse plenamente mesmo em momentos em que os tokens criptográficos variavam imensamente de valor.


Bem, em abril, com a quase quebra do Silicon Valley Bank, no qual o Circle detinha um percentual das reservas do USDC, esse último descolou bastante da sua paridade com o dólar durante o fim da semana e, pelo fato da MakerDao ter reservas significativas em USDC, fez com que o DAI também perdesse a paridade. Sinal amarelo de acesso, a comunidade do MakerDao começou a se movimentar para tentar encontrar soluções para, ao mesmo tempo, conseguir ter um último que fosse menos volátil, mas que não dependesse de alguma outra entidade.

Nesse caminho, uma constatação óbvia foi a de que em vez de dissuadir stablecoins. faria muito mais sentido deter títulos públicos diretamente, ainda mais em um ambiente no qual os juros americanos não estão mais próximos de zero e devem permanecer assim por um bom tempo.


O negócio de se criar stablecoins, que era um negócio até dois anos atrás que tinha uma receita muito pequena e certa dificuldade de se manter em pé do ponto de vista financeiro, a partir do momento em que o Fed começou a subir os juros virou um negócio da China. Veja por exemplo o Tether, que hoje tem perto de US$ 85 bilhões de USDT emitidos. O lastro desse USDT é aplicado em sua imensa maioria em títulos públicos americanos, que com juros atuais de 5% aa, e que gera anualmente uma receita de aproximadamente US$ 4 bilhões. É dinheiro! Com o USDC acontece o mesmo.


Agora a pergunta, porque grandes “carregadores” de stablecoins deixariam esse dinheiro todo nas mãos das empresas ao invés de se apossar dele? É o que o MakerDao está fazendo.

Share This Post

Top

Podemos usar cookies ou qualquer outra tecnologia de rastreamento quando você visita nosso site para ajudar a sua experiência. Leia Mais